domingo, dezembro 17, 2006

Horseball: origens e história





Origens e História do Horseball

O “Bouzkachi” Afegão


Os afegãos dedicaram-se desde tempos remotos a um jogo brutal: uma aventura a cavalo, sobre as altas planícies desérticas, onde as galopadas se saldavam geralmente com braços partidos e rostos inchados. O Bouzkachi é uma disputa violenta entre duas equipas na qual se disputava a posse de um cadáver de uma cabra decapitada. Chicoteavam, trocavam contacto, lançavam os cavalos uns contra os outros. E depois, após o grito da vitória, festejavam com um banquete extraordinário.

O “Pato” Argentino


Nas pampas Argentinas, os cavalos são como flores num jardim…. Utilizados para agrupar o gado, para os conduzir por corredores, apanhar os jovens vitelos, o cavalo torna-se indispensável nas pampas. Incansável, muito fiel ao seu “gaúcho”, cavalo e cavaleiro formam um duo perfeito fazendo já parte da paisagem argentina.

Na Argentina, a forma de “conduzir” o cavalo é muito diferente de como se faz na Europa. O cavaleiro segura as rédeas juntas numa só mão, e na outra têm a vara. A sela, coberta de uma pele de cordeiro espessa, é um verdadeiro sofá. É preciso pensar que o gaúcho passa em média 6 a 8 horas por dia sobre o seu cavalo e por vezes, chegam a adormecer a cavalo.

Estes pioneiros, tinham uma reputação de homens rústicos, pouco dotados de sensibilidade. Esta reputação era em parte verdade aos olhos de determinadas práticas bárbaras a que se entregavam. Eles foram os primeiros a jogar “pato”, um desporto puramente Argentino. Outrora, o jogo opunha duas quadrilhas de homens a cavalo, em dois sítios separados a uma légua (aprox. 5 kms) de distância. O objecto de disputa seria então um pato, dentro de um saco de couro costurado, com a cabeça de fora e com 2 asas para se poder “agarrar”.

Escolhiam-se então os homens mais fortes de cada quadrilha e situavam-se então estes dois homens a metade da distância, entre o pato e a quadrilha. Começava então o jogo, com as galopadas destes dois homens em direcção ao Pato para que o mais forte o levasse. Cabia então ao seu rival, persegui-lo e tentar roubar-lhe o Pato. O vencedor teria de fugir para perto da sua quadrilha, perseguido pela quadrilha adversária que tentaria roubar-lhe o Pato de alguma forma. O jogo terminava, com a chegada da quadrilha que teria em posse o Pato ao sítio combinado.

O Capitão Clave

É nos anos 30 que o Pato argentino faz a sua aparição em França sobre a impulsão do Capitão Clave, um campeão mundial de saltos de obstáculos durante vários anos. Este desporto de bola argentino é rapidamente apelidado de “Pato Indoor”, havendo desta forma uma diminuição do terreno de jogo sendo obrigatório para a organização destes encontros.

Em 1936, o Capitão Clave faz algumas modificações às regras que ele considera importantes para a mudança de nome da disciplina: o pato transforma-se em “horseball”.

Sem comentários: