domingo, dezembro 17, 2006

Horseball: O nascimento do desporto


O nascimento do desporto


Nos anos 70, a
Federação Francesa de Equitação, presidida pelo Senhor Christian Legrez, decide inovar em matéria de ensino de equitação e introduz os Jogos Equestres.

O pato indoor era então praticado em Provence e no Centro de Val Loire, graças a dois homens percursores do desenvolvimento dos jogos equestres: Pascal Marry e Jean Claude Gast. Devido ao investimento destes dois homens no seio da comissão de Jovens e dos Jogos, o primeiro jogo de pato indoor é organizado no Salão do Cavalo em 1977.

Em Novembro de 1978 é organizado um seminário de conselheiros técnicos regionais na Escola Nacional de Equitação de Saumur, para sensibilizar as confederações para os Jogos Equestres: os debates são animados por Pascal Marry e por Jean Paul Gast. Este seminário trás uma reviravolta para o Pato, visto que Philippe Tiebaut e Jean Paul Depons, duas pessoas que iriam ter um papel determinante no horseball, participaram neste seminário.

O primeiro era monitor e praticava o jogo do pato, o segundo era um aprendiz de monitor que foi descoberto por Philippe num centro equestre de Yvelines quando este praticava um exercício de sela chamado “horseball” do Capitão Clave. Após a sua formação, Jean Paul Depons instalou-se numa propriedade familiar em Castillon la Bataille, em Gironde.

Em Fevereiro de 1979, realiza-se o primeiro campeonato de Jogos Equestres em Poitiers. O “horseball” não existia ainda, mas foi organizada uma prova de Pato indoor. As primeiras regras são um misto entre as regras do pato e Argentino e entre as regras do exercício “horseball” do Capitão Clave. A equipa de Bordeaux defrontou violentamente na final a equipa d´Henin Beaumont. Philippe Thiebaut e Jean Paul Depons são os árbitros deste primeiro campeonato.

O segundo campeonato de França desenrolou-se em Outubro de 1979. Por ocasião de uma reunião que decorreu em Castillon la Bataille, o jogo é renomeado “horseball” e é então estipulado um regulamento específico.

No final do ano de 1980, no seio da Comissão de Jovens e Jogos, o horseball torna-se cada vez mais importante. Foi então criada uma comissão específica sobre a presidência de Jean Paul Depons.

O horseball entra na cena Internacional em 1988, devido a demonstrações realizadas em Portugal e Inglaterra. Em 1989, os primeiros encontros Internacionais foram disputados entre França e Bélgica, donde se saldaram duas vitórias francesas.

Philippe Thiebaut participa então activamente no trabalho da comissão de horseball, e em 1987 chega então ao posto de Director Técnico Adjunto da DNEP, facilitando então o desenvolvimento do horseball junto dos poneys. Em 1992, o Salão do Cavalo em Paris, acolhe o primeiro Campeonato da Europa de Horseball.

Sendo assim, o horseball deve o seu desenvolvimento ao apoio da Federação Francesa de Equitação, no seio da qual se estruturou durante muitos anos. Graças ao investimento de alguns apaixonados deste desporto, o horseball pode hoje em dia ser praticado em muitos países espalhados pelo Mundo.

Sem comentários: