sexta-feira, julho 11, 2008

Horseball: Campeonato do Mundo e Campeonatos Europeus feminino e sub-16 anos


A Federação Internacional de Horseball escolheu Portugal e mais concretamente, Ponte de Lima, para receber o Campeonato do Mundo e os Campeonatos Europeus feminino e sub-16 anos.

No hipódromo de Ponte de Lima, de 28 de Julho a 2 de Agosto, vão competir 24 selecções de 12 países, na disputa dos títulos mundial e europeus, que irão proporcionar aos milhares de visitantes um espectáculo, em que participam cerca de duas centenas de atletas em parceria com os seus cavalos.


A organização conjunta deste mega evento está a cargo da Associação Concelhia Feiras Novas, federação Equestre Portuguesa, Federação Internacional de Horseball, Câmara Municipal de Ponte de Lima e do Centro Equestre do Vale do Lima.


O evento contribuirá ainda para a promoção da mais antiga vila de Portugal – Ponte de Lima. Habitada desde a pré-história e implantada na região de vale do Lima, debruçada sobre o rio que lhe conferiu o nome, a vila possui um conjunto de características paisagísticas únicas, que lhe conferem uma originalidade muito própria. Actualmente, é uma zona de forte impacto turístico, inserido num concelho rico no seu património, quer arquitectónico, quer arqueológico, quer paisagístico. Quem por lá passar, nos finais de Julho, para além de poder apreciar um desporto/espectáculo, que é o Horseball poderá, ainda, conhecer melhor a região e desfrutar da sua excelente gastronomia.



CONHECER MELHOR O HORSEBALL


O Horseball é o mais espectacular desporto equestre podendo ser definido como uma espécie de “basquetebol a cavalo”.


Jogado em equipa, quatro jogadores em campo e dois suplentes, é um desporto baseado na velocidade e na destreza, mas onde a precisão entre cavalo e cavaleiro são fundamentais.

As pernas do cavaleiro são a força que comanda o galope do cavalo porque o programa motor do cavaleiro está fortemente ligado ao programa motor do cavalo. Os sentidos do homem e do cavalo estão unificados num só “ser galopante” (como se de um Centauro se tratasse), capaz de movimentos amplos e finos em busca do golo e da vitória final.


Cada galope e cada manobra no campo são produzidos em sintonia com o cavalo, e no exacto momento em que o cavaleiro está em posição de ‘tiro’ ele levanta-se ligeiramente nos estribos, estabiliza o corpo por um centésimo de segundo e, com um golpe certeiro, remete a bola ao golo (numa espécie de cesto virado de frente). Neste momento os neurónios do conjunto, cavalo-cavaleiro, trabalham em altíssima frequência para coordenar as mudanças das situações que ocorrem às dezenas, a cada décimo de segundo.


Em Portugal, a primeira demonstração de horseball decorreu em 1988, durante a Feira do Cavalo na Golegã, com a realização de dois jogos de exibição entre duas equipas compostas pelos melhores jogadores franceses e desde logo ganhou adeptos.


Hoje, existem centenas de atletas a praticar este desporto por todo o mundo, o que contribuiu para que em 2004 a Federação Equestre Internacional desse o reconhecimento merecido à modalidade.


Portugal participa desde 1992 nos campeonatos da Europa, conquistando 7 medalhas de prata e 2 medalhas de bronze.


CAMPEONATOS/CONSTITUIÇÃO DOS GRUPOS

I Campeonato do Mundo de Horseball Sénior:

Grupo I - França, Argentina, Alemanha
Grupo II - Espanha, Brasil, Inglaterra
Grupo III - Portugal, Estados Unidos, Áustria
Grupo IV - Bélgica, Canadá, Itália5º


Campeonato Europeu de Horseball Feminino:

A Espanha, B França, C Inglaterra, D Portugal, E Bélgica


5º Campeonato Europeu de Horseball Sub-16:

A Bélgica, B Inglaterra, C Espanha, D Itália, E França, F Portugal

1 comentário:

Telas de Mauricio Pires disse...

estive visitando sua pagina, vou deixar meu end de blog, http://maupiresartes.blogspot.com/